quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Uma despedida em alto estilo!

Nosso último dia em Juazeiro do Norte ainda nos reservava uma apresentação e uma manhã no mercado público e no centro de artesanato da cidade.

O povo cearense é muito criativo e isso nota-se nas ruas, nas bicicletas adaptadas para carregar frutas, acessórios e nas vestimentas. Pareciam cenários e figurinos retirados de um espetáculo. O artesanato local é lindo. Desde os bonecos confeccionados em cerâmica até os artefatos em couro, como sandálias, chapéus, bolsas, chaveiros e carteiras. O destaque também vai para as rendas e bordados, presentes em trilhos de mesa e roupas. Tudo feito com muito capricho. Na nossa mala, vamos levar também alguns cordéis que encontramos por aqui.

O centro de artesanato é cheio de esculturas incríveis, lá são fabricados também tambores e outros instrumentos musicais.


Centro de Artesanato de Juazeiro do Norte


À tarde, fomos para o local da nossa última apresentação: a Associação Maria Mãe da Vida que oferece cursos diversos para mulheres em situação de risco de Juazeiro do Norte. Entre os cursos oferecidos pela associação estão artesanato, bijuteria, dança , violão, costura camareira, cabeleira, coral e idiomas.
Quando chegamos, às 14 horas, estava ocorrendo a aula de dança, e as meninas estavam mandando muito bem! 

Chegou o momento da apresentação e o público estava ansioso e mas bastante atento. Foram mais de 80 espectadores, em sua grande maioria mulheres. As cenas românticas foram muito bem aceitas, como O Urso e O Espirro. As crianças vibraram com as cenas da obra O Pequeno Príncipe. Para a atriz Graciane Pires houve um desafio quando a cena de Sempre Aquela Velha História... foi solicitada, pois muitas das mulheres que a associação atende são vítimas de alguma espécie de violência. O tom da cena precisou ser pensado durante a preparação corporal e vocal para que não houvessem mal entendidos: como acentuar, na cena, a força feminina de luta e de busca por espaço, não deixando de lado a comicidade característica que o fragmento propõe? E, como era esperado, a cena foi solicitada e aconteceu com bastante aceitação do público, que riu e compreendeu a cena como parte de uma realidade. 



No final da tarde, embarcamos para João Pessoa - Paraíba, onde passaremos os próximos dois dias, antes de seguirmos para a cidade de Cajazeiras.

O Cariri deixou em nós a melhor sensação possível e uma grande vontade de retornar. Nos cinco dias em que estivemos nas cidades, a equipe do SESC, o público e as cidades nos receberam com muita hospitalidade e alegria. A experiência não poderia ter sido melhor. Fica a sensação de dever cumprido, e também, o gostinho de "quero mais". Quem sabe no próximo ano?

E tem mais apresentações!!!

Aguardem mais postagens por aqui...

Abraços!

Nenhum comentário :