sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Em busca do público perdido...


Em palestra no SESC Belenzinho realizada no mês de maio deste ano, Ariane Mnouchkine mencionou uma das frases que costuma dizer aos seus atores antes das apresentações e que tem ecoado dentro de nós do Santa Víscera desde então. Ela diz: “entrem em cena com toda a vontade, toda a energia, pois essa pode ser a primeira vez que alguém vem ao teatro e para outro pode ser a ultima”.

Nos dois casos, é preciso que estas pessoas fiquem com a melhor das lembranças resultantes desse encontro teatral. Com esta idéia em mente, saímos em direção a nossa primeira apresentação aqui no Ceará.



Nossa primeira apresentação em terras nordestinas aconteceu na comunidade de Timbaúbas, bairro de Juazeiro do Norte onde vivem 13 mil habitantes. O local escolhido foi a associação dos moradores do bairro, onde se localiza também, a sede do Banco de Desenvolvimento Comunitário das Timbaúbas (BDCT)



Quem nos conduziu até lá foram as programadoras do SESC Juazeiro, Kelly e Kamille. 
No bairro, conhecemos os coordenadores do BDCT, Dona Helena e seu Juraci. A comunidade de Timbaúbas possui este banco porque trabalha com economia solidária e tem uma moeda própria, o timba que tem o mesmo valor do real, e é utilizada no comércio do bairro.



Os atores do grupo com Kelly, Kamille e dona Helena no espaço onde se realizou a apresentação.


A hora da apresentação chegou, mas cadê o público? Estavam todos tímidos, não queriam aparecer. Fomos para a rua com dona Helena, seu Juraci, Kelly e Kamille de casa em casa para convidar quem estava no bairro a prestigiar uma apresentação de teatro. "Mas o que é teatro?" perguntou uma moradora. O convite para assistir pela primeira vez um espetáculo teatral foi feito e aceito. Às 17:30, começamos nossa apresentação.


E então, começamos a contar as diversas histórias do nosso cardápio à La Carte... e, como não é preciso acompanhar desde o início, o público foi chegando de mansinho durante a apresentação, sempre muito atentos e escolhendo as cenas do menu.



E a tarde foi findando, e o público aumentando, chegando a circular pelo espaço mais de 60 pessoas! No final de nossa aventura em Timbaúbas, ficamos encantados com tanto carinho e generosidade de todos. As risadas, os abraços, beijos e manifestações de carinho nos encheram de alegria!


Parte do público que prestigiou a apresentação. À extrema direita, seu Juraci e dona Helena, líderes comunitários do Parque Timbaúbas.

Um primeiro dia muito bom e que nos dá muita energia para continuarmos as próximas! E esse, é só o início!!! Ainda temos quatro apresentações e muita coisa para conhecer aqui em Juazeiro. Amanhã vamos à cidade vizinha, Crato.

Aguardem mais notícias!!!

Nenhum comentário :