segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Últimas apresentações no RJ

O teatro realmente é capaz de chegar em todos os lugares. E as experiências que esta possibilidade de fazer teatro em quase toda parte nos proporciona são realmente únicas por nos mostrar a diversidade do ser humano, e acima de tudo, de nos tornar mais humanos.


Em nosso primeiro dia de trabalho no Rio de Janeiro, apresentamos no Complexo da Maré, local próximo de onde um dia depois, um comandante do exército foi morto devido a conflitos na região.


Na sexta-feira, após as apresentações na escola Nereu Sampaio no bairro Inhaúma, voltamos ao CIEP Gustavo Capanema no Complexo da Maré para buscar parte de nosso cenário.
Ao chegar, presenciamos cenas como aquelas vistas em filmes. Com militares por todos os lados, inclusive dentro da escola em reunião com a diretora. O mais surpreendente é ver como a vida na comunidade segue seu curso, o comércio, as crianças pela rua, as feiras e os ambulantes.


E em meio a tudo isso a propaganda politica continua. Candidatos prometendo segurança, saneamento e escola em seus cartazes e carros de som andando por ruas onde os candidatos nunca pisaram.


E em meio a tudo isso, o teatro se fez. As crianças nascidas nesta comunidade assistiram ao espetáculo, participaram, se emocionaram e até bagunçaram um pouco. Como não ser agitado? Como fazer silencio? A sua maneira de participar é essa, através da agitação, a mesma agitação que encontram em sua vida cotidiana. Nossa felicidade é saber que demos o nosso melhor, de coração, e que durante aquelas cenas de teatro, a arte encontrou aquela garotada e, que mesmo por alguns minutos conseguimos transportá-los para um mundo aonde se pode voar num tapete, visitar um planeta que anoitece e amanhece num minuto e pessoas que se apaixonam durante um duelo.  

Deixamos o Rio felizes e gratos por estes momentos e por ter conhecido essa garotada.



Alunos da Escola Municipal Nereu Sampaio, no bairro Inhaúma. Foto: Tribos Ideias - Jonas Santos.

Nenhum comentário :