quarta-feira, 20 de julho de 2011

Fora do Eixo, cada vez mais...

O Santa Víscera se aproximou aos poucos do Circuito Fora do Eixo, rede brasileira de cultura livre idealizada em 2004 em Cuiabá, que tem como frente de destaque a música, tendo lançado no mercado de forma independente e colaborativa diversas bandas que hoje circulam pelo país, entre elas o Macaco Bong, hoje na lista das melhores bandas do país pela revista Rolling Stone.
O Circuito Fora do Eixo faz circular diversas atividades artisticas, tais como teatro, cinema, literatura e artes visuais. Essa circulação é possível devido aos mais de 80 pontos espalhados pelo Brasil, os chamados Coletivos, presentes em todas as 5 regiões do país.

Seguindo o bem sucedido exemplo da música, outras frentes temáticas foram propostas, como fez em 2009 Cláudia Schulz, atriz, diretora e produtora integrante do Macondo Coletivo de Santa Maria, RS, nossa velha conhecida. Junto com Artur Faleiros, malabarista, integrante do Enxame Coletivo de Bauru, iniciaram um trabalho de formigas: agregar pessoas para fomentar a frente PALCO FORA DO EIXO, que reúne artistas e companhias do teatro, dança, circo e malabares de todo o Brasil, participantes do Circuito.

Era difícil para nós entender toda a rede, seu funcionamento e a prática diária de um trabalho coletivo. Mas a Imersão do Palco Fora do Eixo, realizada no final de junho, na Casa Fora do Eixo São Paulo, nossos parceiros aqui na cidade, foi o pontapé inicial de nossa entrada para o Circuito de vez.

Já estamos programando diversas atividades para serem realizadas, e começamos nossa troca com a CaFE. As aulas de Expressão Corporal para os moradores da Casa começam na semana que vem e os ensaios do novo espetáculos do grupo estão acontecendo lá.

Quem estiver interessado em saber mais sobre o PFE e sobre o Circuito, entre em contato conosco pelo e-mail: santaviscera@gmail.com . Quem sabe você também vai fazer parte da construção dessa alternativa de produção independente e fazer acontecer o trabalho autoral e cada vez mais criativo e em união com outros artistas com o mesmo objetivo.

Para conhecer mais sobre a CaFE SP, clique aqui.

Até!

Nenhum comentário :