quarta-feira, 25 de março de 2009

Núcleo de Pesquisa Teatral Santa Víscera

Apresentação:

O Núcleo de Pesquisa Teatral Santa Víscera tem sua formação no Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria – RS, instituição conhecida por sua longa experiência em pesquisa teatral. Seus integrantes são remanescentes de outras companhias e juntos dispõem de uma vasta trajetória em atuação, direção e investigações teatrais que despertam os mesmos objetivos. Sendo assim, a união de suas produções soma mais de quarenta e uma pesquisas publicadas e registradas, suas descobertas resultaram em espetáculos de diversas linguagens e estéticas. E também, no domínio de técnicas variadas e responsabilidade para aplicá-las atualmente, bem como no amadurecimento e aprofundamento do trabalho do ator, com um vasto repertório de material para ser utilizado em futuros trabalhos e investigações.
Vindos de uma tradição de aprofundados estudos cênicos, o NPT/ Santa Víscera se utiliza como base para agregar qualidade e refinamento à sua investigação, os trabalhos de nomes como: Jerzy Grotowski, Eugênio Barba, Constantin Stanislaviski (Método das Ações Físicas – 2ª Fase) e Antonin Artaud.
Tendo estes nomes como ponto de partida, o Núcleo emprega de maneira sensível e comprometida, seu olhar à arte cênica, no qual a poética de cena é norteada pela potencialidade criativa do ator. Por esta via, o NPT/Santa Víscera crê que o ator é um ser capaz de transpor, transformar, agir e modular novas possibilidades de contato com o outro e consigo. Deste modo, ele torna-se um ser que pulsa, vive, sente e expressa.

Nenhum comentário :